quinta-feira, 26 de maio de 2011

Aprenda a combinar Estampas


Quem disse que combinar listras, xadrez, floral e outros padrões não dá bossa? 
O mix de estilos está na moda, traz personalidade à decoração e pode, sim,
agradar dos mais ousados aos mais discretos. Confira as dicas de especialistas
para montar composições criativas e de muito bom gosto.
ESTABELEÇA UM ELO ENTRE OS DESENHOS

- A lição número 1 para conseguir um resultado harmônico é eleger uma cor ou um grafismo como ponto de partida. Neste quarto, a escolha recaiu sobre o tom verde da parede da cabeceira.

- Prefira estampas que remetam à mesma atmosfera – a ideia, aqui, foi apostar no romantismo. “A lógica é igual na decoração e na moda. Para ‘dar liga’, os motivos precisam ter o mesmo clima”, afirma Kátia Barros, estilista e proprietária da grife carioca Farm.

- “O principal erro na foto à esquerda é o exagero na mistura de padronagens e de cores chamativas”, diz o arquiteto Joel Mendes, de São Paulo, consultado para a reformulação dos ambientes. “Como não tinham nada em comum, os elementos acabavam competindo entre si.”
APOSTE EM UMA BASE NEUTRA PARA DAR EQUILÍBRIO À COMBINAÇÃO

- Nesta sala de estar da foto à direita, o bege do sofá e o azul-clarinho da parede nortearam as composições: repare como as tonalidades foram reproduzidas no tapete, na manta e nas almofadas. Já que as cores neutras favorecem a mistura de estampas, o arquiteto Joel Mendes pôde brincar à vontade com motivos de personalidades bem diferentes.

- A associação de tons da mesma família nem sempre se traduz em harmonia. Na foto à esquerda, as versões de azul não conversam. O preto também destoa: “Se o espaço tivesse móveis ou alguns objetos escuros, isso não causaria estranhamento”, explica o arquiteto.

- Evite juntar motivos com personalidades marcantes demais, como os temas pop e étnico.

- Listras são fáceis de combinar. Na foto à direita, comparecem no tapete, na cortina e na manta sem brigar com as almofadas estampadas nem com o quadro.
 (Dicas Minha Casa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário